HISTÓRICO DE MARTINÓPOLE - CE

Município de Martinópole Ceará –Brasil

                                                                         Histórico

Martinópole, município localizado na região nordeste do Brasil e região norte do estado do Ceará. População aproximadamente de 11mil habitantes. Possui uma área de 298,962 km². No ano de 2016, Martinópole completou 59 anos de emancipação política.

 
O município de Martinópole surgiu por volta da metade do século XIX, originando-se uma fazenda com poucos habitantes que se instalaram nas proximidades de uma lagoa chamada Angica.
O ano de 1877 foi assolado por uma seca degradante? muitos migrantes procedentes de Santa Quitéria, Sanatana do Acaraú, Crateus, Riachão (atualmente Uruoca), chegavam a Angica atraídos pela água da lagoa e ali fixaram residência. Os primeiros a chegar pertenciam as famílias Paulino Sampaio, Porfírio Gomes e, em seguida chegaram as famílias Brito, Feijó, Melo e outras.
A palavra Angica originou-se de uma árvore conhecida popularmente com ANGICO? pertencente a família das leguminosas monosáceas existente nas margens de uma lagoa que servia de sombra para o gado malhar e também proteger-se da soalheira durante parte do dia.
Em outubro de 1917, a população oficializou a mudança do nome Angica para Martinópolis, originou-se da junção MARTINS em homenagem ao Pe. Vicente Martins da Costa, pároco de Granja que muitos serviços prestou ao nosso povoado; e PÓLIS que em grego quer dizer ?Cidade?. Martinópolis significa CIDADE DE MARTINS.
Pouco tempo depois constatou-se a existência de uma cidade com o mesmo nome no Estado de São Paulo, até as iniciais da Ferrovia eram idênticas - EFS - por extenso Estrada de Ferro Sobral. Muitas foram as trocas de correspondências e documentos entre as cidades, o que resultou na alteração do nome de nossa cidade paraMARTINÓPOLE.
Gentílico: martinolopolitano ou martinolopense
Vista aérea da Av. Capitão Brito (esquerda) e Francisco Ferro (direita)


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Angica, por ato provincial de 06-06-1881, subordinado ao município de Granja.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito aparece grafado Angico permanece no município de Granja.
Pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, o distrito de Angico passou a denominar-se Martinópolis.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Martinópolis permanece no município de Granja.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-11-1943, o distrito de Martinópole passou a ser grafado Marinópolis.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já grafado Martinópole permanece no município de Granja. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Martinópole, pela lei estadual nº 3560, de 29-03-1957, desmembrado de Granja. Sede no antigo distrito de Martinópole. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-04-1957.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada 2005.

Alterações de Grafias

Angica para Angico, em 1911.Martinópolis para Martinópole alterado, pelo decreto estadual nº 1114, de 30-11-1943.
Alteração toponímica distrital
Angico para Martinópolis alterado, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933.

Vista aérea da Praça da Igreja Matriz

Fonte:biblioteca.ibge.gov.br/visualização/dtbs/ceará/Martinópole. http://www.cidades.ibge.gov.br/
Postar um comentário